O que é a Carboxiterapia?
A Carboxiterapia é o termo conhecido na terapêutica subcutânea(hipodérmica) do Anidro Carbônico - CO2 – Gás Carbônico. Deve-se sempre ser realizado por médicos treinados.
Quais são suas indicações?
A carboxiterapia é a moderna técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez. Uma vez que a carboxiterapia também estimularia a formação de colágeno e novas fibras elásticas, ela também pode ser indicada para o tratamento de estrias, olheiras, e rejuvenescimento facial e corporal.
Como e quando surgiu?
Desenvolvida na França nos anos 30 (Águas Termais de Royat) e liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef através de um estudo de aproximadamente 20 anos. Desde então, vem sendo amplamente utilizada em várias áreas da medicina.
Como funciona?
O gás carbônico é normalmente encontrado em nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos. Durante o tratamento, nosso médico(a) especializado(a)na carboxiterapia irá controlar a infusão do fluxo e o volume total injetados dentre estes parâmetros, utilizando-se fluxos entre 20 e 100 ml/min e volume totais administrados entre 600 ml e 1 litro.
A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Promovendo a vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulação, a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a ruptura das células de gordura.
Quantas sessões são necessárias?
É possível notar a pele mais saudável, enrijecida e a redução de alguns centímetros nas medidas, normalmente, a partir da quinta a oitava sessão.
O tratamento inclui de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana. A sessão dura de 15 minutos a 30 minutos, dependendo da região.
Posso associar outros tratamentos em conjunto?
Sim. A associação da Mesoterapia, Hidrolipo, Drenagem Linfática e uma dieta orientada por profisionais auxiliam e aceleram os tratamentos.
O tratamento é seguro?
Esta registrado nas normativas da Comunidade Européia desde 2002 (CE 0051). Está definido como dispositivo medico, classe II b e apresenta padrões "standard" de qualidade aplicada e segurança. Este mesmo equipamento tem aprovação de comercialização e uso pelo F.D.A. Americano e Ministério da Saúde Brasileira (ANVISA) - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Há grande número de publicações científicas a partir dos anos 50, embora a maior parte concentre-se entre 1985 e 2002.
O tratamento utiliza o CO2 - anidro-carbônico, um gás atóxico, não embólico e presente normalmente em nosso corpo como intermediário do metabolismo celular. O CO2 puro medicinal é o mesmo utilizado corriqueiramente em cirurgia videolaparoscopica (para promover a dilatação abdominal), histeroscopia e como contraste em arteriografias.
O gás utilizado em medicina para promover pneumo-peritônio em cirurgias endoscópicas utiliza fluxos de até1000 ml/min com segurança e os volumes totais freqüentemente ultrapassam 10 litros, sem que haja efeitos sistêmicos significativos.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, pequenos hematomas decorrentes da punção e sensação de crepitação no local e o aumento da pressão parcial que desaparece, em média, em até 30 minutos.
Não é necessário fazer repouso ou qualquer outro tipo de tratamento complementar, já que você poderá retornar às suas atividades normais ao fim de cada sessão.
Um comentário:
Muito bom o post!É sempre legal saber que temos a disposição diversos mecanismos e aparelhos a favor da estética. Abraço
Postar um comentário