segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cirurgia de Abdômen (Abdominoplastia)

Esta cirurgia é indicada principalmente para mulheres após uma ou mais gestações e homens após grandes perdas ponderais; em ambos os casos ocorre flacidez abdominal importante, com excesso de pele e gordura, formando o chamado ” abdome em avental “. Também conhecida como abdominoplastia, este procedimento permite uma remodelação da musculatura, deixando a parede abdominal mais firme e estreitando a cintura, o que proporciona uma silhueta mais esguia. A recuperação é semelhante a de uma cesariana, e a cicatriz pode ser escondida sob a calcinha e o biquíni.

Deve-se lembrar que a abdominoplastia remove apenas o excesso de pele e a gordura abdominal abaixo dessa pele ressecada, não removendo a gordura nas laterais do abdome - os famosos “pneuzinhos”- , muito comuns após a gestação. Para isso, deve-se associar uma lipoaspiração. Em muitos casos a estética abdominal adequada pode ser obtida apenas com o uso desta técnica. Nos pacientes que tem gordura localizada e pouca flacidez de pele, a lipoaspiração sozinha é suficiente para proporcionar um bom resultado, sem a necessidade da cicatriz pubiana.
Em alguns casos onde as alterações se concentram apenas na região inferior do abdome pode ser realizada uma miniabdominoplastia. Nesses casos, o umbigo não sofre intervenção, permanecendo no mesmo lugar, e a cicatriz resultante é um pouco maior que a de uma cesárea. Esta técnica permite que seja feita lipoaspiração em toda a área do abdome e no dorso.

Nenhum comentário: