segunda-feira, 4 de março de 2013

Posso fazer cirurgia plástica?


Pode. Mas antes de tomar essa grande decisão, que vai mexer tanto com o seu corpo e sua autoestima, você precisa saber de algumas coisas. Por isso, a gente esclarece as principais dúvidas sobre plástica nos seios, no nariz e nas orelhas.

1. Com que idade eu posso fazer uma plástica?

É recomendado que um adolescente só faça uma plástica depois que ele tiver parado de crescer. No seu caso, isso acontece dois anos depois da vinda da menstruação e precisa ser comprovado com um raio-X do pulso. O otoplastia (nome da cirurgia que corrige orelhas de abano) pode ser feita a partir dos 6 anos. E a redução de mamas também, desde que seja um pedido do ortopedista.

2. Como eu sei que a plástica é a melhor decisão para mim?

Você precisa pensar bem se a parte do corpo que quer operar a incomoda tanto a ponto de você encarar uma cirurgia para mudá-la. Será que a sua vida vai ser tão melhor se seus peitos forem maiores ou você só quer fazer isso pra chamar a atenção de alguém?

3. Como é uma cirurgia plástica?

Se você decidiu mesmo fazer a cirurgia, vai ter que fazer alguns exames antes, pedidos pelo médico. No dia, a rotina é parecida com a de outra cirurgia qualquer: tem que fazer uma dieta alimentar e tomar anestesia.

4. Demora muito para o meu corpo voltar ao normal?

Você vai sentir dor, pode ter hematomas e ficar com o corpo roxo. Só depois de 15 dias é que dá para voltar à sua rotina, mas ainda tendo que se cuidar. No caso das cirurgias nos seios, você vai ter quer usar um sutiã especial e não vai poder se movimentar muito. No caso das orelhas, terá que usar uma faixa ao redor da cabeça por um mês. Já o nariz pode demorar até três meses para desinchar. E você vai precisar de um tempinho para se acostumar com o seu corpo novo também. Afinal, a mudança é grande!

5. E se eu me arrepender depois?

Dificilmente dá para voltar a ter o corpo de antes. Por isso, pense bem. Escolha um médico bem legal, converse muito com ele e até com quem já se operou. Só faça a cirurgia se tiver certeza do que quer!

Nenhum comentário: