segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cirurgia Facial Masculina




Já se foi o tempo em que plástica era assunto apenas de mulheres. É cada vez maior o número de homens que consideram a plástica como mais uma arma na luta pela ascensão profissional e contra o envelhecimento. E como suas companheiras, eles também querem igualmente sentir-se mais bonitos e atraentes.

A diferença mais óbvia entre a plástica facial masculina e feminina reside na estrutura e nas proporções do rosto de cada um. No caso dos homens, por exemplo, as maçãs e o queixo são mais proeminentes. Outra área crítica, mas menos óbvia, é a sobrancelha. Normalmente, as sobrancelhas dos homens são mais baixas do que as das mulheres.

Embora a maioria dos procedimentos utilizados sejam basicamente o mesmo das mulheres, certas características tipicamente masculinas devem ser respeitadas. Por exemplo, um nariz afilado e pequeno combina esteticamente com o rosto de uma mulher mas em um homem, criaria um efeito totalmente oposto. 

A complicação mais comum nas cirurgias faciais masculinas são os hematomas. Isso porque a pele do homem apresenta uma irrigação sanguínea bem maior do que a da mulher, em decorrência da necessidade de nutrir os pelos da barba. Aliás, os pelos faciais são outra diferença fundamental entre a plástica masculina e feminina. Alguns homens podem precisar se barbear em áreas onde a pele foi reposicionada, como nas situações em que a porção localizada debaixo do queixo é puxada em direção às orelhas. Muitos homens ainda podem se tornar calvos, ou com o tempo, perder cabelos em algumas áreas, o que torna as incisões de um lifting facial e da pálpebra mais difíceis de esconder. Por isso as cirurgias devem ser estrategicamente planejadas. 

Outro fator que torna mais difícil, disfarçar qualquer cicatriz, por menor que seja, deve-se ao fato dos homens, ao contrário das mulheres, não usarem recursos que ajudam a ocultá-la como cabelos longos ou maquiagem. Em compensação, a ritidoplastia nos homens costuma apresentar melhores resultados do que nas mulheres da mesma idade. Isso porque os homens normalmente possuem uma pele mais firme e mais vascularizada, que responde melhor a esse tipo de procedimento.

Além disso, a pele do homem tende a manter a elasticidade por mais tempo do que a da mulher, o que é um fator importante na velocidade de recuperação do pós-operatório e no resultado final da cirurgia.

Nenhum comentário: