quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Transplante capilar: a alternativa para calvície

Uma das principais cirurgias estéticas procuradas pelos homens atualmente é o transplante capilar. A calvície pode ser herdada geneticamente ou através da queda natural dos fios, mas isto pode ser minimizado através de procedimento cirúrgico realizado por um cirurgião plástico especialista nesta área.
O transplante capilar utiliza raízes de fios colhidas nas regiões da cabeça que não foram afetadas. Estas raízes são transplantadas para as regiões calvas e o cabelo nasce, cresce normalmente e dura o restante da vida.
Atualmente o transplante de cabelos apresenta avanços técnicos e estéticos que permitem resultados surpreendentes. “Mas há um limite na quantidade de fios que podem ser doados para não gerar alterações estéticas na área doadora. E somente cabelos da própria pessoa podem ser utilizados nesta cirurgia”, explica o cirurgião plástico Eduardo Favarin, da Belvívere. Recentemente o médico aperfeiçoou seus conhecimentos na área com sua participação no Curso Internacional de Cirurgia da Calvície, ministrado pelo cirurgião plástico Carlos Uebel, presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética.
Tire mais dúvidas sobre o implante capitar:
Quando é possível fazer o transplante de cabelo?
Se há um grau de diminuição significativo e uma área que possa ser doadora sem comprometer a estética, já é possível realizar o transplante.
Qual a melhor idade para realizar um transplante capilar?
A idade não é um fator relevante para este tipo de procedimento. Desde que o paciente esteja em boas condições de saúde, é possível realizar o transplante. Mas o indicado é que seja feito em pessoas com mais de 18 anos.
Os pacientes mais jovens têm a vantagem de recolocar cabelos antes de perdê-los totalmente. O paciente precisa ser alertado que uma queda adicional pode ocorrer no futuro com necessidade de outros transplantes e risco de não haver área doadora suficiente para mais cirurgias.
Quanto mais cedo a cirurgia for realizada, melhor para o paciente?
Exatamente. Quando a pessoa ainda tem cabelos, mesmo ralos, dificilmente alguém perceberá que foi feito um transplante. Se, mais tarde, estes cabelos também caírem, ainda restarão os transplantados e a pessoa nunca ficará um período calvo. Quando a pessoa já é calva esta característica fica registrada na memória das pessoas e qualquer mudança é facilmente percebida.
É possível transplantar cabelo de outras áreas do corpo?
Se considerarmos apenas a técnica de transplante, sim. Mas o resultado seria comprometido, pois o fio não teria a mesma densidade, comprimento, espessura e textura dos fios nascidos no couro cabeludo.
O cabelo transplantado também pode cair?
Se o cirurgião plástico retirou os fios da área correta, o cabelo transplantado permanece a vida toda. O paciente ficará sujeito apenas à queda diária considerada normal em qualquer indivíduo, de 80 fios em média por dia.
Quanto tempo depois da cirurgia os cabelos começam a crescer ?
Os cabelos começam crescer na área transplantada cerca de 90 dias depois da cirurgia. Em média, o cabelo crescerá um cm por mês. Depois de oito meses os cabelos estarão com mais de cinco cm de comprimento, permitindo que o paciente possa se pentear normalmente.
Posso me tornar um cabeludo?
Isto pode ocorrer, dependendo do grau de calvície, da qualidade da área doadora, do procedimento cirúrgico realizado e do número de cirurgias feitas.
O transplante capilar é um procedimento que precisa de várias cirurgias para ter resultado?
Depende do resultado que o paciente pretende alcançar. Em alguns casos, apenas uma cirurgia corrige satisfatoriamente o problema. Em outros, após três intervenções o paciente ainda deseja transplantar mais fios para aumentar a densidade.
Quando a área doadora é muito boa, com unidades foliculares de até três fios, a primeira sessão já apresenta excelentes resultados.
Por quanto tempo terei que me afastar do trabalho?
No dia seguinte ao transplante o paciente já pode andar e dirigir. Quem trabalha em ambiente fechado e sem atividade física intensa pode retornar às funções 48 horas após o transplante. Um período de cinco dias é necessário antes de fazer atividades externas e exercício físico. Isto para quem não se incomoda em dizer que fez o transplante, caso contrário o paciente deverá se afastar durante 15 dias, até que as crostas desapareçam.
Esportes coletivos como futebol e basquete só estão liberados três semanas após o transplante.
Esta cirurgia deixa cicatrizes?
Uma pequena cicatriz linear e fina ficará na área doadora, na linha onde é feita a incisão para retirar as raízes. Com o passar do tempo, dificilmente será percebida.
A tendência para formar cicatrizes varia de acordo com algumas características, como cor, raça e, também, com os cuidados no pós-operatório.
O pós-cirúrgico é doloroso?
A maioria dos pacientes sente apenas um leve desconforto.

Nenhum comentário: