segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é considerada um dos procedimentos mais desafiadores dentro da cirurgia plástica. Ele exige do cirurgião uma habilidade cirúrgica em alto grau e sensibilidade artística para planejar e esculpir o nariz em harmonia com a face e assim preservar a naturalidade. Não existe um modelo ideal de nariz. Cada caso de cirurgia plástica de nariz é estudado minuciosamente e as expectativas e limitações são discutidas com o paciente. Cirurgião e paciente deverão estar sempre de acordo sobre o resultado possível de se obter.

Indicação:

A rinoplastia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz assim como a forma da ponta ou o abaulamento no seu dorso. Se houver alterações da respiração por algum problema interno (septo, seios da face e cornetos), o problema poderá ser corrigido ao mesmo tempo.

Anestesia:

A anestesia na cirurgia plástica de nariz pode ser local, com sedação, ou geral, dependendo do planejamento cirúrgico e das condições do paciente.

Duração:

A rinoplastia demora de uma a três horas, dependendo da complexidade do caso.

Tempo de internação:

É normalmente de 12h a 24h. Nos casos mais simples de cirurgia plástica de nariz, o paciente se interna de manhã, é operado e pode voltar para casa no mesmo dia. Em outros casos, fica internado por um dia. Tem que ficar com o nariz tamponado, respirando pela boca, como se estivesse resfriado e com o nariz muito entupido, de um dia para o outro. No dia seguinte, tira-se o tampão e o paciente respira normalmente pelo nariz.

Pós-operatório:

Há um desconforto inicial pelo edema (inchaço) na região. Normalmente, a área fica inchada mais intensamente nos três primeiros dias após a rinoplastia, principalmente na região ao redor dos olhos. Não se preocupe.

Após o terceiro dia, esse edema vai diminuindo. É comum que no período da manhã o inchaço esteja maior, tendendo a regredir durante o dia. O edema também ocorre na parte interna do nariz, e com isso a respiração pode estar dificultada na primeira semana. O nariz fica um pouco congestionado, com sintomas semelhantes a um resfriado, apresentando algumas vezes leve coriza e nariz obstruído.

É normal e tende a regredir com o tempo. Para facilitar a respiração, desobstruindo o nariz, recomenda-se pingar soro fisiológico à vontade ou aplicar gotas nasais nas narinas.

Problemas possíveis:

Nos primeiros meses após a cirurgia plástica de nariz, seu nariz ainda vai estar inchado, e pode ocorrer de um lado ou uma narina ficar diferente do outro. Não se preocupe. O edema é temporário e não interfere no resultado final da rinoplastia.

Recomendações:

Pequenos sangramentos podem acontecer nos três primeiros dias após a rinoplastia. Se houver, repouse com a cabeça elevada e introduza um pequeno pedaço de algodão embebido em água oxigenada na narina que estiver sangrando. Se o sangramento persistir ou aumentar, ligue para seu médico.

Na primeira semana de pós-operatório, você ficará com um curativo de gesso cobrindo o nariz. Ele não pode ser molhado. Tome banho normalmente, mas muito cuidado para não molhar o gesso. Na segunda semana, é colocado um curativo de micropore (fita da cor da pele) mais leve e discreto, que permanece até o 14º dia. O nariz deve ser limpo cuidadosamente com cotonete embebido em água oxigenada para evitar o acúmulo de crostas que podem dificultar a respiração. A higiene do rosto pode ser feita com lenços umedecidos. Para os pacientes de pele oleosa, recomenda-se lenços de controle de oleosidade.

Evite falar e sorrir em excesso para evitar aumento do inchaço. Os lábios podem ficar ressecados devido à respiração pela boca. Para seu maior conforto, utilize manteiga de cacau ou outro hidratante labial. Evite alimentos de difícil mastigação. Procure fazer uma alimentação nutritiva e não gordurosa. Não tome bebidas alcoólicas na semana após a cirurgia plástica de nariz já que o álcool pode aumentar o edema.

Recomenda-se dormir de barriga para cima. Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe, pois o resultado da cirurgia não será prejudicado. Não tome sol por um mês após a rinoplastia ou enquanto houver manchas roxas. Os óculos podem ser usados após liberação médica.

A relação sexual deve ser evitada na primeira semana pelo risco de sangramentos e traumatismos. Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após a cirurgia plástica de nariz. Exercícios físicos só serão liberados a partir de 20 dias ou dependendo da sua recuperação, a critério médico. Evite dirigir na primeira semana.

Cicatrizes:

As cicatrizes da rinoplastia normalmente ficam escondidas e não são facilmente percebidas.

Dor:

Geralmente a cirurgia plástica de nariz não dói. Ocorre um discreto desconforto ao movimentar a cabeça e abrir a boca. Pode também haver uma dormência nos dentes superiores. Se sentir dor, recomenda-se o uso de analgésico. É essencial que a motivação pela rinoplastia seja da própria pessoa e não por imposição externa.

Nenhum comentário: