terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quelóide: O que é? Quais opções de tratamento?


Desenvolver uma cicatriz desagradável pode comprometer o resultado de qualquer cirurgia, ainda mais quando se trata de uma cirurgia estética. Neste contexto a cicatrização e o surgimento de quelóides se tornam uma das principais preocupações e medo de quem se submete a uma cirurgia plástica.


Diferença entre Quelóide e Cicatriz Hipertrófica

Apesar de o quelóide ser um tipo cicatriz específica, muitos pacientes o confunde a qualquer cicatriz que não seja a ideal, porém nem sempre isso não é verdade.  Quelóide é uma cicatriz alta, grossa, geralmente acompanhada de coceira ou dor e tem forte componente genético. Geralmente, começa a coçar e se tornar em alto relevo depois de 3 semanas a 3 meses da cirurgia. Não regride sem tratamento, ficando alta e grossa permanentemente.
Confundida constantemente com o quelóide, a cicatriz hipertrófica é um tipo de cicatriz que se assemelha a um quelóide, mas não é tão intensa e regride sozinha com o tempo, ficando plana na maioria das vezes depois de 6 a 16 meses da cirurgia. Outras cicatrizes inestéticas rotuladas de quelóide são cicatrizes alargadas, atróficas (planas) ou retraídas. Todas elas não apresentam alto relevo, apesar de serem esteticamente indesejáveis.


O quelóide é caracterizado por uma grande produção descontrolada de colágeno. Este exagero na produção faz com que a cicatriz, em vez de plana, fique em alto relevo e invada a pele íntegra, ultrapassando os limites originais da lesão.

Tratamentos



Os tratamentos para quelóide visam a reduzir a produção de colágeno ou diminuir o acúmulo deste. Cremes ou placas a base de silicone, assim como a compressão da área da cicatriz e cremes de corticoides são alguns exemplos. Porém, uma vez em formação, quando o relevo já está alto, estes tratamentos não ajudam muito. A injeção de corticoide é mais eficaz na tentativa de paralisar o crescimento ou minimizar o quelóide, proporcionando as vezes, até a involução.


Os lasers estão ainda em fase de desenvolvimento e podem ser uma alternativa, apesar de ainda não mostrarem resultados sólidos na regressão dos quelóides. Uma vez bem desenvolvido, alto e largo, não há tratamento que faça o quelóide ter grande redução e a cirurgia passa a ser o tratamento mais eficaz. Outra questão a ser avaliada é se o quelóide pode ser retirado por completo. Devido à localização e tamanho, podem ser necessárias algumas cirurgias para minimizar o problema e nem sempre é possível eliminá-lo.


Na verdade, a cirurgia retira o problema e inicia nova cicatriz do zero. A vantagem dela é permitir uma tentativa de controle da nova cicatriz. Se nada for feito o quelóide seguramente retornará. Logo, é necessário fazer algum tratamento depois da cirurgia.





Nenhum comentário: