quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MAMOPLASTIA - CIRURGIA DAS MAMAS

A cirurgia mamaria ou mamoplastia pode ser realizada para :


- Reduzir o tamanho, quando e chamada redutora

- Para levantar, ou mastopexia

Há ainda os procedimentos combinados quando e possivel aumentar e levantar a mama em uma única cirurgia, chamada mastopexia de aumento.

Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Normalmente eles tem forma de “T” invertido, na parte inferior da mama. Com o decorrer do tempo, as cicatrizes vão clareando e afinando, ficando bem disfarçadas.

Tanto nos casos de suspensão quanto nos casos de redução, as mamas podem ter sua consistência e forma melhoradas com a cirurgia. Deverão ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente afim de obtermos maior harmonia estética. Nessa ocasião procura-se melhorar o aspecto quanto à flacidez e a forma da mama original. A sensibilidade e a capacidade de amamentação, geralmente permanecem.

As cirurgias para reduzir e levantar a mama deixam cicatrizes em “T”, e exige repouso nos braços por um período de 1 mês, porem a paciente começa a retornar a suas atividades laborativas após a primeira semana. Em ambas as cirurgias a paciente pode optar pelo uso de cola cirugica para fechamento das incisoes.

Dra. Glayse Favarin CRM 13633
Dr. Eduardo Favarin CRM 9848

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A alimentação como aliada em retardar o processo envelhecimento da pele


Com o passar dos anos, a pele, bem como os demais órgãos do corpo, passa por alterações e envelhece. Alguns fatores externos, como a alimentação, radiação solar, estresse, fumo, entre outros, podem acelerar o surgimento de rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento precoce.

Uma alimentação saudável, assim como a ingestão de água ao longo do dia, atua na promoção e manutenção da beleza da pele, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizando o envelhecimento.

Confira abaixo alguns alimentos que poderão auxiliar na beleza da sua pele:

CENOURA: Para tonificar a pele aposte na cenoura: o ácido lipóico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e ajuda na hora de pegar uma cor. Ela possui as vitaminas A, C e E, que retardam o envelhecimento.

FRUTAS VERMELHAS: (morango, amora e framboesa) são ricas em cianidina e vitamina C, melhorando as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada, prevenindo o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. Além disto, a vitamina C é essencial na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele.

IOGURTE: contem 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. O consumo de iogurte auxilia a equilibrar a microflora intestinal, na redução de infecção da pele assim como, atenua as olheiras. Um copo de iogurte por dia traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar.

ABACAXI: é rico em manganês, tem bromelina, uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele colaborando para combater a acne. Além disso, essa fruta deliciosa tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza.

UVAS: boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce. Além disto, possuem propriedades laxativas e diuréticas, deixando você com a pele mais bonita.

CASTANHA-DO-PARÁ: além de ser deliciosa é um poço de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos, comendo três castanhas-do-pará por dia.

Sorria mais! A tensão deixa a pele mais enrugada e com aspecto mais velho.



Nutricionista
Ednara Savio Caetano
CRN10: 2342P

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CARBOXITERAPIA

O que é a Carboxiterapia?

A Carboxiterapia é o termo conhecido na terapêutica subcutânea(hipodérmica) do Anidro Carbônico - CO2 – Gás Carbônico. Deve-se sempre ser realizado por médicos treinados.

Quais são suas indicações?

A carboxiterapia é a moderna técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez. Uma vez que a carboxiterapia também estimularia a formação de colágeno e novas fibras elásticas, ela também pode ser indicada para o tratamento de estrias, olheiras, e rejuvenescimento facial e corporal.

Como e quando surgiu?

Desenvolvida na França nos anos 30 (Águas Termais de Royat) e liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef através de um estudo de aproximadamente 20 anos. Desde então, vem sendo amplamente utilizada em várias áreas da medicina.

Como funciona?

O gás carbônico é normalmente encontrado em nosso organismo. Em situações de repouso nosso corpo produz cerca de 200 ml/min do mesmo, aumentando em até 10 vezes frente a esforços físicos intensos. Durante o tratamento, nosso médico(a) especializado(a)na carboxiterapia irá controlar a infusão do fluxo e o volume total injetados dentre estes parâmetros, utilizando-se fluxos entre 20 e 100 ml/min e volume totais administrados entre 600 ml e 1 litro.

A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Promovendo a vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2), há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulação, a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a ruptura das células de gordura.

Quantas sessões são necessárias?

É possível notar a pele mais saudável, enrijecida e a redução de alguns centímetros nas medidas, normalmente, a partir da quinta a oitava sessão.

O tratamento inclui de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana. A sessão dura de 15 minutos a 30 minutos, dependendo da região.

Posso associar outros tratamentos em conjunto?

Sim. A associação da Mesoterapia, Hidrolipo, Drenagem Linfática e uma dieta orientada por profisionais auxiliam e aceleram os tratamentos.

O tratamento é seguro?

Esta registrado nas normativas da Comunidade Européia desde 2002 (CE 0051). Está definido como dispositivo medico, classe II b e apresenta padrões "standard" de qualidade aplicada e segurança. Este mesmo equipamento tem aprovação de comercialização e uso pelo F.D.A. Americano e Ministério da Saúde Brasileira (ANVISA) - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Há grande número de publicações científicas a partir dos anos 50, embora a maior parte concentre-se entre 1985 e 2002.

O tratamento utiliza o CO2 - anidro-carbônico, um gás atóxico, não embólico e presente normalmente em nosso corpo como intermediário do metabolismo celular. O CO2 puro medicinal é o mesmo utilizado corriqueiramente em cirurgia videolaparoscopica (para promover a dilatação abdominal), histeroscopia e como contraste em arteriografias.

O gás utilizado em medicina para promover pneumo-peritônio em cirurgias endoscópicas utiliza fluxos de até1000 ml/min com segurança e os volumes totais freqüentemente ultrapassam 10 litros, sem que haja efeitos sistêmicos significativos.

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

Possíveis efeitos colaterais limitam-se a dor durante o tratamento, pequenos hematomas decorrentes da punção e sensação de crepitação no local e o aumento da pressão parcial que desaparece, em média, em até 30 minutos.

Não é necessário fazer repouso ou qualquer outro tipo de tratamento complementar, já que você poderá retornar às suas atividades normais ao fim de cada sessão.