Protocolo sai até setembro
O Conselho Federal de Medicina (CFM) se organiza, em associação com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para entregar o Protocolo de Segurança em Cirurgia Plástica até setembro. Até o momento, foram definidos os principais itens que devem constar no documento. Da lista fazem parte aspectos como a identificação do paciente, patologia e indicação, exames pré-operatórios e consulta pré-anestésica (seguindo orientações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia).
Também são citados desde a qualificação do profissional, qualidade do local de atendimento, equipamentos específicos, até o próprio ato cirúrgico (preparo do paciente, instalação do ato anestésico, início e fim do ato cirúrgico e remoção) e o pós-operatório.
Todos os itens podem ser desdobrados em vários subitens, com aspectos tais como curativos e contenções, uso de drenos, sondagens, leito, acompanhantes, medicamentos gerais, medicamentos específicos, controle de diurese e de sinais vitais, entre outros.
A indicação é que todas essas especificações e documentos correspondentes deverão constar no prontuário médico. “São orientações para que possamos ter a certeza de que cada passo foi cumprido,anotado, dito e revelado ao paciente”, explica o conselheiro Antonio Pinheiro, coordenador do trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário