segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cuidado com os brincos!



Brincos grandes são irresistíveis para muitas mulheres, principalmente para as mais jovens. Mesmo sentindo um certo incômodo às vezes insistimos em usar determinada peça por vaidade. Mas cuidado! O uso contínuo de brincos pesados pode causar um trauma na orelha, alargando o furo e até “rasgando” o lóbulo. Isso maltrata e deforma a orelha, o que não é bonito.  

O lóbulo da orelha é a única parte do ouvido que não contém cartilagem. Por isso, é muito mais delicado do que o resto do ouvido (que é apoiado pela cartilagem) e é passível de ser facilmente rasgado e deformado.

Muitas mulheres têm recorrido à cirurgia de correção do lóbulo de orelha. Esta correção pode ser de apenas um furo do brinco mais alargado ou até o extremo de um lóbulo rasgado. Existem muitas técnicas descritas, como muitas opções para corrigir estes casos.

Geralmente o uso inadequado de brincos pesados, juntamente com outros fatores, como reações alérgicas de contato ocasionadas pelos metais dos brincos, resultam no trauma, que, a longo prazo, irá "rasgando" a pele do lóbulo da orelha. Traumas externos, como puxada do brinco inadvertida ou não, podem também alargar ou mais comumente rasgar o lóbulo da orelha. Por isso tome muito cuidado!


O peso do brinco que uma orelha suporta varia de acordo com características individuais. Portanto, não existe um peso pré-determinado capaz de provocar a alteração no lóbulo. Mas se por acaso o brinco provocar, de alguma forma, uma tensão na pele, substitua por um mais leve. Aposte no bom senso para identificar o brinco ideal e apropriado.

Brincos que causam reações alérgicas locais, como vermelhidão, secreção, descamação ou dor, devem ser evitados, pois estas reações com o tempo, vão causando enfraquecimento da pele e facilitando o "rasgo" do lóbulo da orelha.

O lóbulo fendido pode ser reparado com a zetaplastia, com o tratamento de incisão e sutura ou ainda com a técnica de retalho. É o cirurgião plástico quem decidirá qual a mais indicada para cada caso.

Geralmente o método mais simples, com os melhores resultado é a simples incisão dos bordos da fenda no lóbulo, seguida de pontos simples.

Nos casos em que a fenda no lóbulo é muito grande, quase rasgando todo lóbulo, completa-se a separação, com retirada dos bordos da fenda, seguida de pontos simples.

A cirurgia é feita  em regime ambulatorial, sob anestesia local. O resultado definitivo é percebido 3 meses após a cirurgia, quando a cicatriz fica no nível original da pele, tornando-se praticamente imperceptível.

O curativo deve ser trocado no dia seguinte conforme orientação médica, os pontos são retirados após 15 dias e é possível retornar as atividades normais no mesmo dia.

Usar brincos no pós-operatório imediato não é recomendável, pois podem causar traumatismo e prejudicar a cicatrização. Um novo furo na mesma região pode ser realizado após 3 meses, porém orienta-se evitar brincos grandes e pesados neste local. Certo?

DÚVIDAS FREQUENTES

O que é  Lóbulo Bífido ou fendido?  

É uma deformidade em formato de fenda total ou parcial no lóbulo da orelha, geralmente causada por brincos pesados ou alargadores de orelha. Lóbulo bífido é o nome que utilizamos para designar a divisão do lóbulo da orelha, seja congênito, por trauma ou pelo uso de brincos pesados ou alargamentos, que é a situação mais comum


Qual a indicação de correção?

Homens e mulheres com lóbulo bífido e que desejam corrigir a largura do buraco do brinco ou o lóbulo rasgado.

Qual a idade recomendada?
Qualquer idade, desde de quando indicado.

Qual o tipo de anestesia?
Anestesia Local.

Qual o tempo de cirurgia?
Por volta de 30-40 minutos.

Qual é a internação para correção do Lóbulo Bífido da orelha?
Não não há necessidade de internação.

Como é o pós-operatório?
Permanecer com o curativo fechado durante 1-2 dias, após retirar o curativo e tomar banho normalmente, não havendo mais necessidade de curativos. Não tomar sol na cicatriz por no mínimo 6 meses. Usar somente brincos de pressão por um período de 3 meses. Pode-se fazer um novo furo para os brincos após 3 meses de pós-operatório, sempre lembrando de não furar no mesmo lugar da correção.

Quando verei os resultados?
Após 30 dias já se tem um resultado imediato, bem natural e disfarçado. Os resultados definitivos serão vistos perto dos 6 meses de pós-operatório, onde a cicatriz ficará bem discreta.

A maior preocupação da maioria das pacientes que fazem a reparação do lóbulo da orelha é que o procedimento será desconfortável. Na realidade, é indolor.  Uma agulha muito pequena é usada para colocar algumas gotas de anestésico local na frente do lóbulo da orelha. Em poucos minutos, o lóbulo da orelha está completamente entorpecido, podendo ser realizado o procedimento.
Portanto deve-se dizer um não para o medo de fazer a correção do lóbulo da orelha. 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cirurgia Plástica

O período da adolescência, de acordo com definição da OMS – Organização Mundial da Saúde), vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais – muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética. O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu ‘problema’.



Resposta: Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.Resposta: Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.

1- Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelas adolescentes?

Resposta: Hoje, as mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelhas em abano).

2- Dessas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde, e quais são para satisfazer a vaidade?

Resposta: Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.

3- Quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?

Resposta: Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a autoestima tende a crescer, proporcionando mais segurança. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.

5- Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?

Resposta: Os mesmos riscos iminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista, e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente que tem problemas de autoimagem, dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica. O distúrbio psicológico precisa ser inicialmente tratado. É fundamental que a estrutura psicológica da adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar. Por isso, antes de qualquer decisão, o médico deve analisar se as expectativas são realistas e se a adolescente está saudável, física e emocionalmente.

6- Uma adolescente com 15 anos, que já foi obesa e deseja ter um corpo mais torneado, pode se submeter a uma cirurgia plástica?

Resposta: Sim, desde que esteja no peso adequado - que corresponde a um IMD entre 20 e 25 -; e goze de boa saude. 'E importante salientar que apos a cirugia deve ser feito um controle adequado do peso para evitar o efeito sanfona, que pode provocar`flacidez na pele, principalmente do abdome; e perda de resultado.

7- No caso de uma adolescente, com menos de 16 anos, querer colocar prótese mamária, porque tem mamas muito pequenas, ela corre algum tipo de risco?

Resposta: N`ao h'a risco para a saude, mas o ideal é aguardar o pleno amadurecimento do corpo e das glândulas mamárias, o que ocorre por volta dos 18 anos.