O período da adolescência, de acordo com definição da OMS – Organização Mundial da Saúde), vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais – muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética. O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu ‘problema’.
|
Resposta: Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.Resposta: Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.
1- Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelas adolescentes?
Resposta: Hoje, as mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelhas em abano).
2- Dessas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde, e quais são para satisfazer a vaidade?
Resposta: Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.
3- Quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?
Resposta: Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a autoestima tende a crescer, proporcionando mais segurança. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.
5- Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?
Resposta: Os mesmos riscos iminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista, e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente que tem problemas de autoimagem, dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica. O distúrbio psicológico precisa ser inicialmente tratado. É fundamental que a estrutura psicológica da adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar. Por isso, antes de qualquer decisão, o médico deve analisar se as expectativas são realistas e se a adolescente está saudável, física e emocionalmente.
6- Uma adolescente com 15 anos, que já foi obesa e deseja ter um corpo mais torneado, pode se submeter a uma cirurgia plástica?
Resposta: Sim, desde que esteja no peso adequado - que corresponde a um IMD entre 20 e 25 -; e goze de boa saude. 'E importante salientar que apos a cirugia deve ser feito um controle adequado do peso para evitar o efeito sanfona, que pode provocar`flacidez na pele, principalmente do abdome; e perda de resultado.
Resposta: Sim, desde que esteja no peso adequado - que corresponde a um IMD entre 20 e 25 -; e goze de boa saude. 'E importante salientar que apos a cirugia deve ser feito um controle adequado do peso para evitar o efeito sanfona, que pode provocar`flacidez na pele, principalmente do abdome; e perda de resultado.
7- No caso de uma adolescente, com menos de 16 anos, querer colocar prótese mamária, porque tem mamas muito pequenas, ela corre algum tipo de risco?
Resposta: N`ao h'a risco para a saude, mas o ideal é aguardar o pleno amadurecimento do corpo e das glândulas mamárias, o que ocorre por volta dos 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário