segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alimentos que ajudam a queimar a gordura localizada


Que batata frita dá celulite você já sabe. Mas quais alimentos têm o poder de queimar a danada da gordura localizada? Confira a lista completa!


A gordura localizada parece que resolve morar nos lugares em que é menos desejada, não é? São os hormônios os responsáveis por essa distribuição. O fato de os extras se concentrarem mais em determinadas regiões se deve a um desequilíbrio causado por má alimentação, stress, poluição e falta de exercícios. É por isso que, muitas vezes, conquistar as medidas desejadas parece impossível. Mulheres tendem a acumular gordura no abdômen, nas coxas e no tórax. No entanto, nessa guerra, alguns alimentos funcionam como mísseis na hora de carbonizar celulite, pneus, gordurinhas nas costas, na parte interna das coxas... Tudo o que você precisa fazer é mirar e dar a mordida certa.

Pernas - canela

Por ter efeito termogênico, esse tempero aumenta o metabolismo basal, responsável pelas funções vitais e involuntárias do corpo, como o funcionamento dos órgãos. Além disso, a canela é rica em antioxidantes, melhora a atividade da insulina e reduz a compulsão por doces e carboidratos. É indicado o consumo de uma colher de chá diariamente.

Celulite - cereja

Quem comer essa frutinha por 12 semanas vai turbinar a queima de gordura em 9%. Cereja combate a inflamação associada à... celulite! Você pode também incluir pimenta vermelha no cardápio. Ela é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gordura. Três gramas ao dia, em saladas e em pratos quentes, aumentam o metabolismo em até 15%. Finalmente, o açaí possui antocianinas, que combatem os radicais livres, melhorando a circulação e ajudando a passagem de oxigênio. Adeus, furinhos!

Barriga - iogurte

O cálcio é um elemento importante no armazenamento e na queima da gordura corporal. Dietas ricas nesse nutriente podem ajudar a impedir que as calorias sejam armazenadas em forma de gordura na cintura, reduzindo a chance de ganhar peso quando você extrapola aqui e ali. Por dia, aposte em três xícaras de leite desnatado ou em duas xícaras de iogurte.

Cintura - azeite

Duas colheres de sopa do tipo extravirgem por dia são suficientes. Seus componentes ajudam a reorganizar os depósitos de gordura localizada, impedindo que se acumulem na região abdominal. Castanhas também possuem a chamada gordura boa e regulam os níveis de açúcar do sangue, não estimulando o apetite nem armazenando pneuzinhos. Trinta gramas por dia deixam a cintura fininha.

Bumbum - pão integral

Carboidratos são sempre convertidos em glicose, e, quanto mais lentamente esse processo ocorre, menor a chance de eles se transformarem em gordura. Isso significa que pãozinho francês pode derrubar o seu derrière. Prefira os carboidratos que se transformam em glicose devagar. As fibras auxiliam esse processo. Dessa forma, ao escolher algum alimento no grupo dos carboidratos (como pães, cereais, farinhas etc.), é mais interessante optar pelos integrais.

Seios - vinagre

Essa é outra região feminina onde a gordurinha localizada adora fazer morada. A solução? Consumir vinagre. Ele possui uma substância chamada ácido acético, que acelera o metabolismo, evita picos de insulina no sangue, o acúmulo de gordura e inibe o apetite. O de maçã ainda possui função diurética. Use-o para temperar saladas ou dilua-o em água ou em sucos light, meia hora antes das refeições. O ideal é consumir entre uma e duas colheres de chá por dia.

Costas - cebola

Qualquer blusa mais justa deixa aparente aquela gordurinha saltada na região do elástico do sutiã? Isso pode ser sinal de tireoide preguiçosa. É ela quem regula a velocidade com que você queima calorias. Um dos fatores que alteram o funcionamento da tireoide é o cortisol, hormônio produzido quando você está estressada. Por isso, relaxe! E aumente o consumo de iodo e selênio, presente em alimentos como castanha-do-pará, alho, fígado e cebola.

Braços - linhaça

O grande responsável pela flacidez nessa região é o baixo nível de testosterona - que cai ainda mais conforme os anos passam. A solução? Investir em gorduras saudáveis, encontradas em peixes oleosos (pelo menos um filé, de salmão, atum, sardinha ou peixe-espada, entre duas e três vezes por semana), na linhaça (que pode ser salpicada na salada de frutas) e no abacate (que fica uma delícia amassado com limão e um pouquinho de açúcar), que aumentam a produção da substância. O que mais? Fazer sexo! Transar regularmente faz com que seu corpo produza maior quantidade desse hormônio masculino. E apaixonar-se tem o mesmo efeito. Outras atitudes, como dormir bem, eliminar o stress, malhar, consumir menos doces e não ficar muito tempo sem comer, também ajudam nessa missão. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Consuma alimentos que protegem a pele do frio do inverno



Usar protetor solar e hidratante para proteger a pele do frio do inverno são rituais fundamentais, mas o que poucos sabem é que uma dieta balanceada também ajuda a deixar a pele mais bonita na temporada do frio.


primeira providência está nos líquidos. Nesta época do ano, é comum as pessoas tomarem menos água. Isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

segundo passo é balancear sua dieta. Inclua nela fontes de vitaminas e minerais. Aposte em itens da estação como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, repolho e cenoura. Esses legumes, frutas e hortaliças possuem antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

soja é outro alimento importante. A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.

Óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, por sua ação antiinflamatória. O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3, tem efeitos benéficos como tratar inflamações da pele. Já o óleo de prímula estimula a produção de lipídeos, que são responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida.

E, mesmo com as tentações que surgem com o frio, tente ficar longe de alimentos gordurosos, evitando assim que a pele fique oleosa. O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite, contém açúcares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Para emagrecer mais rápido

Acabar com o excesso de peso nem sempre se resume a reduzir porções de comida e fazer exercícios. Desequilíbrios relativamente frequentes podem boicotar o sonho de uma barriga chapada. Por isso, conheça questões cruciais de saúde que você deve discutir com seu médico ao ingressar em um programa de emagrecimento.


A receita para emagrecer parece simples. Em regra, ingerir menos calorias do que se gasta seria o suficiente para exterminar as dobrinhas indesejadas. Mas o organismo, em sua complexidade, necessita de equilíbrio em uma gama de hormônios e mecanismos fisiológicos para que o gasto energético se dê de maneira eficiente. E qualquer alteração nesse sistema pode, sim, empacar o objetivo de enxugar a cintura.
Pensando nesse impasse, a Sociedade Americana dos Médicos Bariátricos acaba de divulgar um alerta com questões que devem ser discutidas com um especialista na hora de traçar uma estratégia para afinar a silhueta.
É claro que a investigação desses pontos-chave ficará a critério do médico, com base na análise do seu histórico. Em caso de suspeita, muitas vezes ele poderá lançar mão de exames de sangue ou até de imagem. Mulheres obesas e com casos de doença de tireoide na família, por exemplo, são mais propensas a distúrbios hormonais. Por isso devem ter suas taxas avaliadas e, se necessário, se submeter a um ultrassom da glândula. Já aos pacientes diabéticos que não costumam se expor ao sol, podemos solicitar a dosagem de vitamina D, envolvida no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Tenha em mente que esses pequenos desajustes são obstáculos na batalha contra o sobrepeso. E resolvê-los pode acelerar à beça a conquista de um novo corpo.


SERÁ QUE ESTOU PRONTO PARA UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS REALMENTE EFICAZ PARA QUEIMAR CALORIAS?

Para ingressar na atividade física, não basta levantar do sofá e se matar de correr na esteira. O sobrepeso acarreta problemas que precisam ser levados em conta antes do início do treino. O indivíduo obeso deve passar por uma consulta médica que identifique lesões ortopédicas — principalmente artrose nos joelhos e quadris —, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
Outra precaução importante é uma análise postural, realizada por um fisioterapeuta ou educador físico. A obesidade modifica o centro de gravidade do corpo, acarretando encurtamentos musculares, dores e sobrecarga nas articulações.
Só então, com base nas eventuais limitações diagnosticadas, os especialistas definem o treinamento mais adequado, com adaptações seguras que favoreçam pra valer o gasto calórico. Com o coração em ordem e os músculos devidamente alongados, fortalecidos e protegidos, a meta é aumentar a intensidade do exercício aos poucos, até atingir, pelo menos, 30 minutos diários de uma caminhada rápida, por exemplo.

ATÉ QUE PONTO MINHA TIREOIDE PODE ATRAPALHAR A DIETA?

Localizada no pescoço, essa glândula controla, por meio de seus hormônios — tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3) —, o ritmo de funcionamento do corpo todo. Em níveis adequados, o T3 e o T4 induzem a queima de gordura nos adipócitos, células que armazenam essas partículas.
Mas há casos em que a tireoide fica preguiçosa e o metabolismo trabalha vagarosamente.Trata-se do hipotireoidismo, doença que costuma ser provocada por um ataque do sistema imunológico contra a glândula. Dessa forma, é necessário apelar para o uso de hormônio sintético.
Aí, o melhor é cuidar da tireoide para ela não pifar de vez. Dormir bem, combater o estresse e o cigarro preservam a glândula. E o mais importante: manter o sal, mesmo que em doses comedidas, na alimentação. Ele contém iodo, indispensável para a fabricação dos hormônios. Por fim, fuja das dietas muito restritivas.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cirurgia plástica e os cuidados necessários


Fazer cirurgia plástica está na moda, mas é preciso tomar alguns cuidados para obter os resultados desejados. Tire todas as suas dúvidas e tome a decisão certa.


Aumentar o peito, diminuir a barriga, arrebitar o nariz. Na busca pelo corpo perfeito há sempre um detalhe para ser aprimorado. Por isso a cirurgia plástica tem se popularizado tanto. O Brasil é o segundo país entre os que mais fazem esses procedimentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2007 e 2008 foram feitas 630 mil cirurgias plásticas. 


As operações podem fazer muito bem aos pacientes. Na Belvivere trabalhamos para melhorar a autoestima das pessoas. Pesquisas mostram que a aparência física está diretamente relacionada com o bem-estar emocional e social.

Todo cuidado é pouco 


Porém, fazer a cirurgia plástica não é tão simples como fazer uma limpeza de pele. Inclusive, ela pode se tornar um problema se não forem tomados todos os cuidados necessários. Basta ver o caso da humorista Fabiana Karla, a Dra. Lorca do programa Zorra Toral. Dois meses depois de reduzir as mamas, em dezembro de 2009, a atriz teve uma infecção nos pontos. A seguir, veja o que é preciso fazer para alcançar o resultado desejado e deixar o seu corpo ainda mais bonito.

Para obter os melhores resultados 

1. Escolha bem
Uma equipe médica e um hospital de qualidade previnem problemas; 

2. Seja realista 
Não adianta desejar o corpo da atriz Giovanna Antonelli se essa não é a sua estrutura física; 

3. Prepare-se 
Estar em boa forma física e psicológica ajuda na cirurgia e na recuperação; 

4. Conheça os riscos 
Todos os procedimentos cirúrgicos podem ter consequências ruins. Procure se informar sobre elas antes; 

5. Evite os impulsos 
Fazer uma cirurgia de supetão, só porque a sua colega de trabalho fez ou para reconquistar o companheiro, não é boa ideia. Os melhores profissionais, por sinal, nem realizam a cirurgia sem um acompanhamento psicológico da paciente. E isso é feito em uma entrevista prévia.